Departamento de Arrecadação e Fiscalização
Adinaldo Henrique Lino Teixeira
Telefone: 62 3359-1188
E-mail: arrecadacao@jesupolis.go.gov.br
Endereço: Praça Luiz de Mattos, n° 100, Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 11h e das 13h às 17h
Competências
Compete ao Departamento de Arrecadação e Fiscalização:
– Desenvolver ações na emissão de notas fiscais de serviço, DAM, recolhimento de ITBI, IPTU, ISS;
– Fiscalização em pessoas jurídicas com sede do município, afim de análise fiscal;
– Realização procedimentos por orientação da Procuradoria Jurídica e Controladoria Interna, entre outras. Instruir o contribuinte sobre o cumprimento da legislação tributária;
– Coligir, examinar, selecionar e preparar elementos necessários à execução da fiscalização externa;
– Fazer cadastramento de contribuintes, bem como o lançamento, a cobrança e o controle do recebimento dos tributos;
– Verificar, em estabelecimentos comerciais e industriais, a existência e a autenticidade de livros e registros fiscais instituídos pela legislação específica;
– Verificar os registros de pagamento dos tributos nos documentos em poder dos contribuintes; Investigar a evasão ou fraude no pagamento dos tributos;
– Fazer plantões fiscais e relatórios sobre as fiscalizações efetuadas;
– Informar processos referentes à avaliação de imóveis;
– Lavrar autos de infração e apreensão, bem como termos de exame de escrita, fiança, responsabilidade, intimação e documentos correlatos; Propor a realização de inquéritos e sindicâncias que visem salvaguardar os interesses da Fazenda Municipal;
– Promover o lançamento e a cobrança de contribuições de melhoria, conforme diretrizes previamente estabelecidas;
– Propor medidas relativas à legislação tributária, fiscalização fazendária e administração fiscal, bem como ao aprimoramento das práticas do sistema arrecadador do Município.