ESCOLA MENINO JESUS Professora Suzana Ferreira – Turma 4° A

No dia 12 de março, a Organização Mundial da Saúde, declarou pandemia global por conta da rápida proliferação do coronavírus ao redor do mundo. O anúncio tem causado impactos em diversas esferas e a educação não ficou de fora dessa. Uma das alternativas dadas pelo governo à pandemia do coronavírus para as instituições de ensino foi a opção de oferecer aulas remotas. E a partir disso, nossa instituição começou a se preparar para emergências pontuais, através de aulas à distância. De imediato foi criado um grupo de whatsapp com todos os professores, bem como equipe gestora para que pudéssemos nos manter orientados além de toda e qualquer informação dada nas mídias sociais. Foram e estão sendo dias intensificados de estudos, programação e planejamento das aulas para melhor atender nossos estudantes. Contudo, iniciamos o processo de conscientização e preparação da família para essa nova etapa. Pois, seria de suma importância que eles como um todo entendesse que o período de “recesso” não era uma decretação de férias e sim “um período de planejamento, de estudos, de leitura e de preparação para a vida escolar.” Um grupo de whatsapp também foi criado e exposto os critérios para a família sobre os estudantes, da importância de permanecerem em casa e continuarem tendo acesso ao ensino aprendizagem/aulas. Todavia, são enviados diariamente por meio da plataforma digital de comunicação/whatsapp, durante o horário regular de ensino do 4º ano “A” (de 7h às 11h30min), conteúdos de acordo com o planejamento e com as disciplinas do dia no cronograma diário, onde é especificado da forma mais resumida possível e que atribua uso principalmente ao livro didático. Sempre procuro manter contato com a família, tanto quanto o estudante por mensagens, ligações e áudios. O conteúdo é explicado e após concluir as atividades peço para que me enviem no particular como forma de melhor orientá-los quanto às correções quando necessárias. São propostas também atividades e sugestões extras, para os que consiga realizar o cronograma bem antes do término da aula, e com isso ocupem o tempo livre com alguma leitura, vídeo, tabuada, dinâmicas e jogos. O papel da família quanto à compreensão, responsabilidade e compromisso tem sido imprescindível ao bom êxito nessa jornada! Na quinta-feira (26/03), foi proposto para que cada estudante fizesse um relato por meio descritivo mediante registros de escrita e ilustração, a cerca de como estaria sendo para eles essa nova experiência de estudo à distância em relação ao uso das ferramentas de comunicação digital em tempo real (whatsapp).

Professora Suzana Ferreira Santos.